terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um grande furo na história dos furos.

Galera,

Faz tempo que não posto, aliás, postei a história do LD de Pirassununga meio que copiada (totalmente) do meu Facebook, mas foi mais pra deixar guardado aqui no Blog mesmo!

Mas agora, eu gostaria de compartilhar uma experiência muito positiva que certamente ajudará alguns estrada afora! Estou usando "selante" na câmara da minha bike de estrada! Pois é "dentro" da câmara e da bike de triathlon!



Eu explico:

O selante está muito popular no MTB, hoje em dia é fácil transformar qualquer roda ou pneu num conjunto tubless e rodar por aí sem câmaras de ar e com a possibilidade de ter os furos "selados" por um líquido a base de latex que é colocado dentro do pneu. O processo é um pouco demorado de se explicar e existem inúmeros vídeos e inúmeras formas de fazer isso, eu uso fita e válvula Veloflex e selante NoTubes na minha MTB.

O caso é que, durante a pesquisa para determinar o melhor método de converter minhas rodas em tubeless, achei um método que ensinava colocar selante "dentro" da câmara mesmo que a válvula não fosse daquelas que se extrai (com as das camaras continental) e eu logo pensei na minha roda da bike de estrada, com a intenção de ter os pequenos furos (arames de pneus ou caquinhos de vidro em sua maioria) resolvidos instantaneamente e é claro que eu parti pro experimento!

O vídeo ensinava a fazer isso numa MTB:

http://www.youtube.com/watch?v=Giu2Vre5zxg

Mas depois que eu descobri que existem selantes próprios para câmaras de estrada http://www.bikeradar.com/gear/category/tools/cycling-tools/puncture-repair-kit/product/review-sludge-puncture-sealant-30813 foi só juntar os pedaços...

Bem, apesar do Sludge ter um bico que ajuda a aplicação na câmara com válvula presta ainda instalada, eu usei o método do vídeo acima e apliquei um tubo de NoTubes de 59ml ( http://www.notubes.com/2-ounce-Tire-Sealant-P154C14.aspx ) em cada câmara da minha bike de triathlon. Tá, eu sei que coloquei 60g a mais em cada roda minha e num lugar crítico, mas crítico mesmo foi o resultado!! 14 semanas de treino + um Meio Ironman sem um furo! Hahahahahaha!!!

Juro, fiquei besta depois que instalei e percebi que se passaram 5 semanas e nada de furos. Achei que fosse coincidência...
Adivinha o que eu fiz pra tirar a dúvida? Furei meu próprio pneu com uma agulha de costura!

Enfiei a agulha um bom pedaço, torci pra tudo dar certo e retirei a agulha rapidamente (lógico que escorregou da primeira vez, mas eu tentei novamente e consegui). Na hora começou a vazar ar e eu mais que rápido girei a roda. Com isso, saíram dois "espirros" de selante e na terceira volta da roda parou de espirrar. E o barulho de ar vazando também! Notei que pouca coisa mudou na calibragem do pneu mas mesmo assim, calibrei novamente em 110lb como faço sempre e deixei a bike ali quieta. Voltei umas 3 vezes e o pneu continuava duro! Depois disso foram mais 9 semanas de treino sem mexer em nada!!

O Long Distance passou e eu fiz minha revisão anual na bike. Murchei as câmaras e as retirei de dentro dos pneus. Notei, pelo resíduo de selante (muito pouco) entre o pneu e a câmara que meu pneu da frente teve uma perfuração (a que eu fiz) e o traseiro duas!!

O que mais fura pneu aqui na minha região são esses araminhos que ficam espalhados no acostamento da Bandeirantes depois que os pneus dos caminhões estouram e eles continuam rodando... Já cheguei a furar 3 vezes numa manhã! É foda!!

Imaginem minha alegria em treinar 14 semanas e competir sem um furinho!! Aliás, furou, mas nem fiquei sabendo!

Gente, essa é uma dica que eu tinha que compartilhar com vocês, principalmente depois de apurar todos os resultados nessas semanas todas de treino!

Sábado eu fui treinar e aqui pertinho meu pneu estourou!! Foi um rasguinho de 3 mm e isso o selante não segura mesmo! Aí, por precaução, voltei pra casa e mudei o treino... Ontem comprei uma camara nova e instalei o Sludge dessa vez e não o NoTubes e fiz um treino essa manhã. Após o treino, verifiquei o pneu e vi um arame enfiado! Putz, o pneu tava durinho!! Puxei o arame e o Sludge vedou na hora!! Tudo que eu vi foi uma gotinha de selante tentando sair mas já parando... Acho que o Sludge é mais viscoso e fica na parede da câmara e não na parte mais baixa da roda parada como o NoTubes, por isso não foi necessário rodar a roda... Impressionante!

Aos puristas eu digo, carrego mais peso, faço mais força mas certamente vou parar muito menos na estrada.

Mas nem tudo é gambi nessa vida, certo?

Pois é, no site da NoTubes existe um sistema (bem parecido com o de MTB) de transformar a roda da bike de estrada em Tubeless da mesma forma como fazemos na MTB, com a diferença da obrigatoriedade do uso dos pneus Hutchinson Tubeless. Eu explico: No caso das conversões em MTB podemos (e devemos) usar uma calibragem mais baixa que o normal, o que é bom pois aumenta a tração e o conforto, porém, sem as câmaras, não existe o risco daqueles furinhos chatos por "esmagamento" da câmara no aro chamados "snake bites" já que não existe câmara nesse caso! Mas a obrigação em usar uma calibragem baixa vem do fato de estarmos "convertendo" pneus comuns em tubless e esses não têm a borda necessária para aguentar mais que 45 libras de ar... Mas nas roadies isso não pode ocorrer, certo? Nesse terreno, pouco ar é ruim, então, a conversão só é possível com o uso de pneus próprios tubeless e a única fábrica que apostou nisso foi a Hutchinson que criou uma linha tubeless para algumas rodas Shimano (que eram ou são ainda específicas para o uso de tubeless, mesmo sem selante!) Aí, é meter 110 lb e sair rodando!

Bom, espero que gostem da dica!

Tentem, façam o teste. Eu tenho certeza que vão gostar!!

Abraço!!

Um comentário:

  1. Vou contar um segredo...
    comprei minha bike em Agosto do ano passado... treino só com ela.. provas tb,calculo mais de 10mil km rodados....sabe qtas vezes meu peneu murchou??
    uma.. isso mesmo.. uma unica vez.... que fui calibrar antes de um short que fizemos aqui.. e torci o bico... ( foi até vc quem me mandou outras câmaras.. das quais coloquei uma.. e a outra passei prum amigo).... rsrs....

    Mas a dica parece boa pra quem tem problemas..... rsrsrs

    ResponderExcluir