quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mais um furo da Nike...

Quando eu nem praticava esportes ainda, lá pelos meus 15 anos virou moda usar um modelo de corrida do Nike Air, assim como foi há algum tempo com o Shocks. Então lá fui eu em uma loja da cidade e comprei em prestações meu Nike Air pra poder entrar na onda da galerinha do Nosso Clube. Após alguns dias de uso naquele verão comecei a pisar torto, como se uma perna fosse mais curta que a outra!! Depois de examinar o dito cujo do tênis, constatei que a "bolha" de ar que ocupava todo o calcanhar direito havia furado! Pois é, acho que pisei num prego ou algo parecido...
Fui à loja reclamar e tive uma grata surpresa: Me deram um par novo, sem muitas perguntas.
Isso ficou na minha mente por muito tempo, até que após eu começar a praticar triathlon, tive o mesmo relato de alguns amigos que tiveram problemas com a "bolsa de ar" furada, então consegui enxergar que o furo estava realmente no sistema de amortecimento da Nike, que hoje já não é mais o principal, ou então quando é, salvo o caso dos Air 360, fica mesmo é dentro do tênis ou até mesmo na palmilha. Há anos a Nike procura novas formas de amortecimento como o Shocks e agora o LunarLite, mas se um Air seu furar, bate na loja que os caras trocam, pois pra Nike é mais barato trocar essa pequena porção de tênis furados que achar outro sistema novo de amortecimento. Pois bem, pra mim o Air foi o PRIMEIRO furo que a Nike deu comigo!

Ontem comprei a edição 9 da Runner's World (um tnto atrazado) e vi um anúncio maravilhoso de um puta desafio que faz qualquer maluco por distâncias como eu ficar arrepiado! Uma corrida de rua entre São Paulo e Rio de Janeiro percorrendo 600km em 4 dias em equipes, com tempo de corte e um contra relógio de 10Km no quarto dia lá no rio, na praia de Ipanema.
Eu logo pensei em pegar uns malucos aqui dos Tricaipiras e formar uma equipe pra participar desse desafio, mas ao entrar no site e ver o que era preciso para participar, constatei o Segundo Furo da Nike na minha vida: Somente as assessorias de esporte como Run4Fun, Race, Butenas, Branca etc poderão escrever suas equipes na prova onde a infra estutura vai acomodar os corredores em "Nike Villages" com muita pompa e mordomia. Além dessa forma de acesso só existe mais uma: Comprar um Nike Air +, com um adaptador que só funciona no Ipod Nano e mesmo assim, gastando uma pequena fortuna, você ainda está sujeito a uma seleção.

Cara, corrida de rua é esporte de pobre, democrático, onde o mais forte vence. Magrelas de roupas surradas e tenis velhos, gente até sem tenis!! É pura raça, força de vontade e amor ao esporte e não burgueses organizados em pequenos clubes, comentando o tempo da maratona de Chicago ou o frio que estava em NY ou Paris, usando roupas de grife e participando de provas com nomes como Fashion Run ou coisa parecida. Fashion? O que tem de fashion em cuspir, escarrar e peidar durante a corrida?? E quem tiver coragem de me dizer que nunca fez isso durante uma corrida está passando atestado de não-corredor!
Eu até brinco com a minha esposa, que também corre maratonas, que eu vejo que ela está treinada pela distância que o cuspe dela alcança! Hahahah, é sério!
Correr é algo intrínseco ao homem, desde os primórdios o homem corre ou pra caçar ou pra não ser caçado! Por isso, quem quer correr, precisa de um tenis, um shorts e uma camiseta e só!
Encher esse ícone do esporte popular com grifes, perfumes e parafernálias tecnológicas caríssimas e ainda por cima segregar o humilde impossibilitando a ele o acesso a um desafio de corrida como esse, é um puta furo da Nike.
Poderíamos com certeza criar uma equipe muito legal de Tricaipiras e mandar bem nessa prova, mas não nos é permitido...
Peço a todos que têm blogs, comunidades e listas de e-mails de interessados em esporte, corrida, triathlon, etc... que passem esse "manifesto" a frente.
Peço também, a grandes organizadores como o Célio Baliero (valeu Célião, aquela mina que trabalha pra você não ia me dar o Chip nem a pau e dessa maneira eu nunca poderia dizer que fui um "survivor" na Bertioga-Maresias) que pensem em desafios como esses com critérios de seleção mais democráticos, pois eu acho que até mesmo o índice técnico ou currículo são formas muito mais justas de seleção do que simplesmente a cidade que você mora ou o grupo social que você pertence.
Peço desculpas aos que se sintam ofendidos com algumas de minhas colocações, mas faço isso por desprezo a essa gigante marca que ao invés de contribuir com o esporte no Brasil, exclui os humildes e privilegia os ricos de forma tão descarada.
Nunca gostei muito, mas de agora em diante não uso mais Nike e pra falar a verdade, quem entende mesmo de corrida sabe que tênis pra correr é Asics ou Mizuno, o resto é marketing.

Abraços!

6 comentários:

  1. Fernandão, animal essa reportagem, com certeza os tricaipiras malucos estariam lá, por isso que so uso mizuno, rsrsrsrsrsr, abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Fernando!!!
    Vc escreveu com o coracao.
    Concordo plenamente com tudo.

    Apenas acrescento para os ricacos... que para infelicidade deles e felicidade de quem treina, que eles nao podem entrar na FastRunner, ou na Decathlon, ou na WordTennis e comprar uma caixinha escrito - 10km em 40min - ou - 10km em 35min.....

    Se alguem quiser correr nesses tempos, tera que ralar e ralar e ralar muito, e o que menos importa eh a marca do tenis ou a da roupa.

    Vou tb fazer meu protesto, e nao comprar mais nada de NIKE

    ResponderExcluir
  3. Valeu Davison! Valeu Ciro! Coisas como essa me deixam puto! Mas fica aqui o convite do Célio: "Espero os Tricaipiras nos 75Km de Bertioga-Maresias!"
    E aí quem vai?? Vamos fazer um revesamento?? Completo, nunca mais!!
    Hahaha!
    Obrigado por acompanharem o "Me vs Jack", valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Muito bom, vc ter mencionado essa corrida. A seletiva da primeira edição dela, aqui em BH, foi um fiasco. Exatamente por causa disso. Os atletas que o meu treinador treina e correm bem, mas não são profissionais, trabalham de gari, faxineira, motoboy, officeboy... são pessoas humildes. Sabe o que aconteceu? Deram um jeito de não deixa-lo participar. E o pior de tudo, só foram informar isso, um dia antes do evento. Acredite! Protelaram até um dia antes, para falar isso. Sendo que, todos eles, haviam se programado, treinado e deixado de ir a outra corridas para participar dessa seletiva.
    Foi o cúmulo do absurdo! Novamente, eu vi a segregação acontecendo... mas naquele época, eu nada podia falar. Hoje, eu meto a boca do trombone, mas quem se ofende é porque a carapuça serve direitinho.
    O lance é que, no fim, acaba sendo um pouco desgastante.
    Vou twittar esse post. E, a proposito, bem vindo ao Twitter!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post, porém pra mim tênis de corrida, é New Balance.... alem de serem muito mais baratos foram os tênis que melhor se adaptaram a minha pisada...

    Nike - só tem preço
    Asics - nunca me senti confortável
    Mizuno - durabilidade muito curta

    Quanto as assessorias esportivas sou da mesma opnião, aqui em Curitiba somente os alunos de algumas assessorias podiam participar da seletiva da Nike...

    Fazer o que ???

    O resultado diz tudo... dinheiro não compra tempo....

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando, belo post.

    Vou relatar uma experiência minha.

    Treinei um tempo em uma dessas assessorias de ricaços, não por que o fosse, mas por amizade ao treinador que conhecia de outro lugar, por fim, comecei a percerber que não era "bem vindo", primeiro pq não tinha uma bike top e segundo pq não gostava de ficar pra trás nem na bike e nem na corrida, e isso os deixava putos, pois não entendiam como alguém com uma bike meia bomba (pra eles pra mim era a melhor) e um tênis meio rasgado, conseguia andar forte (forte pra eles). Na cabeça deles o meu lugar devia ser com uma assessoria mais barata, e não lá. Por fim, confesso que me divertia um pouco chegando lá não falando com ninguém e socando a bota neles, depois cansei disso e sai, hoje treino sozinho ou com amigos que não tenham essas frescuras.

    Abraço.

    ResponderExcluir