quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ironman Brasil 2010

Foi difícil, como todo Ironman, mas gostei demais!

A frase acima resume minha participação no IMB 2010. Foram semanas de desespero e stress total para equilibrar trabalho - família - construção - treino.
O trabalho foi mais ou menos, a família aguentou firme (meu time), a construção atrasou mas termina nas próximas semanas e o treino... Ah o treino...
Planejei 12 semanas (coisa que vou manter no próximo com certeza) mas na verdade treinei umas 9 das quais os treinos longões foram quase todos prejudicados. Os únicos bons treinos que fiz foram um longo de corrida de 30Km pra 2:50 e um ciclismo de 150km pra 32.5Km/h de média na Bandeirantes. As transições, ou tinham os pedais fracassados ou as corridas diminuidas. Passei maus bocados para manter meu ritmo de treino, não consegui manter a regra na alimentação e dormi muito pouco pois ou ia dormir tarde mesmo por vários motivos ou perdia o sono facilmente.
Enfim, a preparação foi um fiasco! No começo deu uma embalada, mas no final deu uma embolada.
O mais incrível foi que, quando deixei Limeira e parti para Viracopos, a história começou a mudar. Nosso stress ficou pra traz e o que tomou conta fo
i a alegria de viajar em família, com ótimos amigos e para um lugar maravilhoso, parece que ai eu encontrei o verdadeiro espírito do Ironman, a superação.
Superamos tudo, deixamos o perrengue de lado e ficamos em p
az. A Karol e o Luca estiveram ao meu lado sempre e como sempre ajudaram muito. Em certo momento a Karol chegou a achar que não iria comi
go, por falta de grana mesmo, mas demos um jeito e vou falar: Se ela e o Luca não fossem, eu também não iria!
Pra mim, Ironman é mais que uma prova de triathlon, é uma festa, uma celebração, portanto eu não iria a uma festa sem as pessoas que eu mais
amo, não seria feliz assim.
Outro ponto importantíssimo foi a companhia de nossos amigos da casa e outros que estavam lá espalhados em pousadas e outras casas:
Cesar e Michele, Niltinho e Lilia, Ávila, Fred, Otávio, Lucas e seu pai, Nilson e Esposa, Renato, Valentin e toda sua família, Laurã
o, Rita e Luca que no ano que vem vai com o pai fazer a prova, Ruchel e família, Magnani, Mariana, Abdala, André, Dudu e Bia. Foi uma grande festa!

A Prova:

Natação:
Nadei com tranquilidade, não bati em ninguém, apenas na bóia mas isso é normal, errei um pouco o traçado e mesmo assim nadei pra 1 hora! Fiquei
super entusiasmado com isso!!

T1
Fiz uma T1 meio demorada (7 minutos e tralalá) mas só notei isso quando vi os resultados...



Pedal
Saí pra pedalar animado pelo tempo da natação e pelo clima que estava ótimo! Andei bem e fechei a primeira volta de 90Km pra 2:45h e pensei: - Se fizer outra dessa fecho em 5:30 e saio pra correr com uma 6
:40, meto uma maratona de de 4:10 e fecho 10 min abaixo das 11!!!
Hahahahahahaha! No papel é fácil, mas as coisas
engrossaram...
Na segunda volta quebrei total, não estava preparado para tudo aquilo e o gás acabou. Minha média foi despencando e quando chegou em 31Km/h comecei a lutar para não cair dos 30!!! Fechar acima das 6 horas seria um prejuizo que não me deixaria bem, nem na prova, nem no próximo ano todo. Fechei pra 5:56 e saí pra correr bem desanimado, pois com a essa matemática, teria que socar uma maratona bem abaixo de 4 horas pra chegar antes das 11 horas de prova e isso era bem improvável.

T2
Essa foi mais rápida, metade do tempo!



Corrida
Saí com um bom ritmo e mantive até uns 7 ou 8 Km (não sei ao certo), até que chegaram as subidas. As coisas começaram a ficar feias a partir do retorno para Jurerê mas ainda fechei a primeira volta abaixo de 2 horas. Na segunda volta o ritmo despencou e comecei a correr a 6:30 min/km e na última volta, 7 min/Km já era um
a realidade. Fechei a corrida com 4:34 com pace de 6:29 min/km...


Tempo de prova: 11:43, 14 min melhor que 2008 mas muito acima do que eu pretendia. Nem fiquei chateado com isso, pois pelo que eu treinei, fui bem demais!


Pós prova:

A chegada foi especial, o Luca ficou o tempo todo me esperando pra terminar comigo, ele e a Karol. Chegamos os três juntos!
Na área de descanso fui tentar comer algo, mas pizza, sorvete ou coca, qualquer coisa que eu tentasse comer tinha vontade de vomitar. Fui procurar ajuda no posto médico onde me mandaram um soro com glicose pra baixo que me deixou novo! Aproveitei que estava lá e fiz uma massagem, ajudou também!

Bem, essa foi minha prova. Queria agradecer a todos que torceram por mim, a minha familia Karol, Luca, (Márcia, valeu!), amigos e apoiadores: Açúcar Mais Doce, Banco Real de Limeira, Academia Acquação (Braw, valeu pela roda!) e Secretaria de Esportes de Limeira.

Agora é descansar e pensar na próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário