domingo, 12 de setembro de 2010

Pisa direito pô!




Essa imagem é da Rev3 Quassy Triathlon (junho/2010) e mostra bem a diferença da pisada dos dois competidores, mesmo momento da corrida, penas com as passadas trocadas!
À frente o CAMPEÃO (digo assim pois o cara vem ganhando tudo!) Craig Alexander e logo atrás o Terenzo Bozzone (nome e cara de Italiano, triathleta Neozelandes). Pois é, o Craig Alexander parece levar da Newton muito mais que grana e tênis pra competir, parece que ele assimilou direitinho o "programa de pisada correta" pregado pelo fundador da Newton, Danny Abshire, o Land, Lever, Lift , programa esse que me parece muito com o que leio no livro do Danny Dreyer (Chi-Running) e com o que prega o Pose Running (ainda não conheço direito).
Essas técnicas de corrida são, no meu ponto de vista, a chave de uma melhor corrida e sobretudo a melhor forma de se correr por mais tempo.
Quando digo mais tempo, não digo no treino ou na corrida, mas sim na vida!
Pois é, aterrize com os calcanhares, freando seu deslocamento a cada passada e contraindo e estendendo abruptamente os pequenos e frágeis músculos da parte anterior a sua perna (canela) e veja por quantos anos você conseguirá isso com sucesso. Como todos sabemos, os verdadeiros amortecedores para as nossas corridas não estão nas centenas de Reais que você terá que gastar para comprar um tênis com um sistema high-tech de amortecimento, e sim naquilo que Deus nos deu de graça, as panturrilhas!
A Newton prega isso para vender os tênis deles, que ao invés de um sistema de amortecimento nos calcanhares, vêm equipados com um genial sistema de impulsão na parte anterior do solado que funciona como uma mola, mas podemos dizer que, usando a correta técnica de corrida qualquer tênis com o mínimo de qualidade e que tenha seu desenho e seus materiais voltados à corrida servem muito bem! O resto é comércio!!
Hoje se fala muito sobre correr descalço, o que me parece correto e natural e é justamente dessa forma que as técnicas acima se justificam:
- Tente correr descalço na grama ou na areia firme pousando com os calcanhares. É "naturalmente" desconfortável!! Então porque fazê-lo com tênis?
Mudei minha pisada em uma fase difícil da minha corrida, na preparação para o Long Distance de Pirassununga de 2009.
Ainda não colhi nenhum GRANDE resultado, porém as inflamações nos tendões de aquiles que me forçaram a estudar essas técnicas e adotar uma (o Chi-Running) nunca mais apareceram, nem mesmo no treino para o Ironman 2010.
Só que assim como ainda não colhi grandes resultados, ainda luto para me adaptar totalmente à técnica, pois ainda sinto as panturrilhas incrivelmente cansadas após as corridas longas, mas como eu disse as inflamações sumiram.
E você, o que acha a respeito de técnica de corrida? Correr é intrínseco ao homem e basta amarrar os tênis e sair ou merece um pouco de estudo?
Eu, sou da segunda opinião.

Altos:

1 - Depois que adotei essa técnica voltei a usar uns tênis que pretendia me desfazer pois, apesar de ainda estarem em perfeitas condições de uso na parte do cabedal, tinham os calcanhares amassados e gastos pela antiga forma de correr e ainda me sinto bem com eles!!

2 - Agora tenho muito mais opções na hora de comprar tênis, antes eram apenas Mizuno Creation e Asics Gel Nimbus!!! Haja grana!!

3 - Se o campeão do mundo corre assim, tô nessa!!

Baixos:

1 - Ainda não consegui por as mãos, quero dizer, os pés num Newton. Cara, é muito caro aqui e não vende na World Tênis, 10x no VISA seria uma opção!!!

2 - As vezes correr é muito duro, duro demais pra conseguir se concentrar na pisada!!

3 - Gostaria de ver alguma empresa, a Olympikus por exemplo que já não conta com um bom sistema de amortecimento, aderindo a essa forma de "vender informando" e adotando uma técnica que difundisse a pisada com a parte anterior dos pés.


3 comentários:

  1. Perdão, eles não estão no mesmo momento da passada. O atleta da frente ainda está com a perna encolhida e não dá pra saber se quando a passada se completar ele vai tocar com a parte da frente ou mais atrás do pé.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo! O que mostra que eles estão SIM no mesmo momento da passada, porém com o passo trocado, é a perna de trás. É óbvio que o atleta da frente vai tocar com a parte da frente dos pés, o cara é o Craig Alexander e se você pesquisar sobre Natural Running irá vê-lo em muitos vídeos, depoimentos e workshops sobre isso. É claro que ele está ligado ao Natural Running pelo contrato que tem com a Newton, mas ouvindo o Ironmanlive.com em 2008 quando o cara ganhou seu primeiro mundial em Kona, ouvi a Paula Newby-Fraser, e todos os outros comentaristas (todos eles campeões em Kona também) elogiando a forma de correr do cara. Aquilo era o início da história dele com o pessoal da Newton.

    Bom, pra ENCURTAR, o cara tá com o joelho dobrado e a perna "encolhida" ao seu ver, pois na verdade ele pratica o Short Stride e seu pé vai pousar embaixo do centro de gravidade, pronto para levá-lo a frente no próximo movimento pelo impulso que ele conseguiu com a parte da frente do seu outro pé. Já o outro, está com a perna esticada pois é um tremendo Heel Strider e a cada passo dá uma freada tremenda na sua evolução pois joga seu pé lá na frente, tomando um puta impacto nos calcanhares e esse pé vai ficar ai até que todo o seu corpo o ultrapasse, mas pra isso o coitado vai girar todo o seu quadril na intenção de repetir esse movimento doloroso.
    Eu encontrei a imagem, tive a impressão disso e escrevi!

    Mas o legal mesmo é você ter escrito aqui! Fico muito contente com todos os tipos de comentários, mas esse negócio de passada é uma coisa que pesquiso e pratico (apesar de não ser formado nisso, nem mesmo um grande corredor) e acho que o que ví, é o que aconteceu.

    Repito: EU acho. Minha opinião! Ok?

    Eu não espero que a imagem seja 100% correta, nem eu, nem você, saberíamos como seria o segundo seguinte... Mas vamos dizer que ela ilustra MUITO BEM o assunto, concorda?

    Ah! Na próxima deixa seu nome, seu comentário só entrou porque eu errei na hora de configurar o blog, demos sorte dessa vez, hein?

    Abraço e Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. Para vc ter certeza que eles estão no mesmo momento, repare a perna de trás. De ambos corredores a perna já completou todo o ciclo e está esticada para trás.

    ResponderExcluir