terça-feira, 30 de novembro de 2010

Isso é bike top!

Sabe aquela pergunta que já foi feita (não me lembro por quem, mas foi em um blog que costumo ler):
- E se as bikes evoluissem na mesma proporção em que os computadores evoluem, como seriam?

A resposta está aqui, a Factor001.Criada BF1 Systems, empresa que trabalha na construção de carros de Fórmula 1, a Factor001 é o retrato do futuro feito em carbono e com tudo o que tem direito em matéria de tecnologia.

Deixando de lado as convenções da UCI e começando a partir de um "papel em branco" a empresa resolveu criar uma máquina que atendesse acima de tudo a necessidade do atleta, transformando-a numa excelente ferramenta de treino e medição de performance.

Com excessão dos pneus (Continental é claro), Shifters (customizados ao extremo), câmbios, cassete e corrente (Shimano Di2) o resto foi tudo feito a partir do zero.

Detalhes maravilhosos com os pedivelas com opção de medidores de potência embutidos, sistema de iluminação com leds integrados ao quadro chamam a atenção de qualquer um, mas olhando mais profundamente vemos que a tecnologia empregada no computador de bordo (com tantas funções que não me atrevo a descrever aqui), nas rodas de projeto exclusivo da empresa e freios a disco também desenvolvidos pela BF1 System (que têm como opção uma versão em cerâmica e carbono) é realmente digna de responder à pergunta feita no início deste texto.

Como a empresa não se preocupou em seguir as regras da UCI, apesar de manter o desenho clássico dos dois triângulos no quadro da bike, o down tube e o seat tube são bipartidos na medida que se aproximam do "extra largo e reforçado" botom bracket, conferindo à bike muita rigidez e ótima transferência de energia das pedaladas.

Outra inovação é o sistema de caixa de direção, ou a quase ausência dela. O garfo é separado em dois desde o guidom até é claro o eixo da roda. Isso substitui todo o antigo sistema de garfo e os rolamentos, espaçadores e mesa são substituidos por um sistema inovador e muito parecido com o que é encontrados na novíssima geração de bikes de TT e Triathlon.

Eu gostei do design, adorei os equipamentos e fiquei aterrorizado com o preço: Algo em torno de US$ 37,000.00 e seguindo a lógica ilógica dos importadores de bikes que exploram nossa eterna colônia Brasil, deveria chegar aqui por uns R$ 120.000,00!! Imagina?
Pois é, assim que eu tiver dinheiro pra comprar aquela Pagero Full que tanto quero, acho que vou mudar meus planos e comprar uma maquininha dessas!

Louco? Eu? Imagina Batman!

Mais sobre a bike:


Vídeos no Youtube:


Pule esse próximo para 3:33


Vendo os vídeos acima, percebi que eles estão oferecendo a bike com componentes variados, como Campy Record, etc... mesmo assim os cabos ainda são bem discretos.

Nossa!!! Clique aqui para ver o Manual do Proprietário da Bike, é coisa de louco!! Quem gosta de mecânica de bike vai adorar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário