terça-feira, 23 de novembro de 2010

Newton Running, a marca.


No mundo dos pequenos e médios negócios vigora a crença de que é preciso fazer de tudo para fugir da concorrência com grandes empresas. E foi justamente o contrário que a americana NEWTON RUNNING fez ao ingressar na fabricação e venda de tênis de corrida, e literalmente bater de frente com nomes poderosíssimos c

omo Nike, Adidas e Asics. Surpreendentemente, a NEWTON RUNNING vem dando certo, e com seus tênis de cores vibrantes e cheios de tecnologia está começando a “tirar o sono” de marcas que outra reinavam absolutas neste segmento de mercado.

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A história

Tudo começou quando Brian Russell, ao fazer seu habitual treino de corrida, divagou embalado pelos próprios passos, sobre a biomecânica dos pés. Durante boa parte do percurso, ele

refletiu sobre quais ossos pisavam primeiro, como o tornozelo rotacionava, qual seria a forma mais rápida de correr e como um pé descalço reagia a um solo macio. Com base nessas divagações, cogitou desenvolver um novo tênis que tivesse o sistema de amortecimento no centro e na frente do calçado, e não no calcanhar, como na maioria dos modelos disponíveis no mercado, destinado a quem corre pisando primeiro com a frente do pé

. Russell, um inventor profissional, já tinha criado várias geringonças, como uma turbina eletromagnética mov

ida a vento e um aparelho de ginástica para pernas. Graças a este último,

havia participado de uma feira de corrida, onde conheceu algumas pessoas praticantes do esporte.



Por intermédio da neozelandesa Lorraine Moller, medalha de bronze na Olimpíada de Barcelona, ele foi apresentado ao empresário Danny Abshire, que viria a ser seu parceiro na exe

cução do novo tênis. Abshire era um profissional conhecido no meio esportivo, trabalhava fornecendo produtos ortopédicos para aliviar dores causadas por lesões. Quando viu os primeiros esboços do tênis pensado por Russell, reconheceu, ali, uma inovação. O mecanismo de amortecimento consistia numa membrana aliada a um sistema de câmaras que, no momento da pisada, diminui o impacto da frente do pé e, a seguir, impulsiona o corredor. Abshire gostou da idéia e convenceu Jerry Lee, proprietário do imóvel onde funcionava seu escritório, a investir US$ 100.000 dólares no negócio.

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A proposta inicial era desenvolver a tecnologia, patenteá-la e vende

r a licença aos grandes fabricantes. Com os protótipos e as patentes registradas, durante três anos os sócios tentaram vender a proposta. Algumas empresas, como a Adidas, até ouviram suas explicações, mas acharam que a execução poderia sair cara demais. Havia ainda os obstáculos da falta de escala de um público restrito. Os três empreendedores decidiram então prosseguir sozinhos. Abshire procurou um consultor que já tinha trabalhado com a Adidas e que podia auxiliá-lo a encontrar designers freelancers de sapatos. O primeiro tênis, o Bri-tek, era meio esquisito, com o calcanhar e a ponta dos pés exagerados. Mesmo assim, o trio decidiu apostar nele e criou um site para comercializá-lo.

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Poucas pessoas apareceram. Na falta de consumidores, o calçado não pôde ser confeccionado em escala. Quem já tinha encomendado o produto recebeu seu dinheiro de volta. Nesse momento, Lee pensou em desistir. A cartada seguinte foi drástica: Lee e Abshire decidiram continuar o negócio - mas não sem antes tirar Russell da sociedade. “Eu meio que fui expulso”, disse Russell, que vendeu as patentes à dupla e firmou um contrato de consultoria de cinco anos com os empreendedores remanescentes do negócio. Outra mudança radical ocorreu no design. O calçado foi completamente redesenhado pelos próprios empreendedores. A essa altura, eles já entendiam muito sobre tênis de corrida. O resultado foi um produto mais leve, bonito e funcional.

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Os modelos foram enviados a uma fábrica chinesa, que confeccionou os calçados. O nome da marca também mudou. De Bri-tek, passou a se chamar NEWTON RUNNING. A idéia era fazer uma alusão à terceira Lei de Newton, segundo a qual para toda ação há uma reação, que estava na base do mecanismo. O novo nome evocava não apenas movimento, mas também ciência e pesquisas. Muitos detalhes, como embalagens e logotipo da marca, foram pensados com base nesse conceito. Os calçados começaram a ser vendidos em março de 2007 inicialmente pela Internet. Com design diferente para homens e mulheres, estavam disponíveis modelos de amortecimento e de controle de movimento, cada um com versão para treino e para competição. Somente nesse ano foram vendidos cerca de 30.000 pares da marca, cada um por mais de US$ 150 dólares, faixa de preço alta para esse mercado.

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E não demorou muito para que vários atletas profissionais americanos e estrangeiros, como o australiano Craig Alexander, campeão do Ironman Triatlon, aprovassem a qualidade dos tênis da NEWTON RUNNING. Com o passar do tempo, alguns outros atletas, como a australiana Michellie Jones e a suíça Natascha Badmann, aderiram ao revolucionário calçado. Uma das últimas novidades da marca são os tênis para treinamento Sir (masculino) e Lady Isaac (feminino), indicados para um período de transição na alteração da pisada (ao invés de encostar primeiro o calcanhar no chão, passa a tocar no solo primeiro com a parte anterior do pé).

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Em 2009 a NEWTON RUNNING voltou a chamar a atenção do mercado. Mas, desta vez pela embalagem: uma caixa extremamente inovadora, feita 100% com material reciclado pós-consumo, que possui um formato que se encaixa diretamente no tênis, fazendo com que o uso de papel de seda seja desnecessário. Os fundadores da empresa garantem que o melhor mesmo é pisar primeiro com a frente dos pés, pois esse hábito evitaria lesões nos joelhos. Eles também gostam de dizer que, embora a maior parte das pessoas corra pisando primeiro com o calcanhar, o percentual de quem pisa primeiro com a frente dos pés cresce bastante quando se observam os atletas mais rápidos. A proposta parece estar convencendo muita gente. Por enquanto, a empresa está otimista e acelerara os planos de levar os tênis a mais lojas especializadas.

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Como funciona o revolucionário sistema

O que promete: reduzir o impacto sofrido pelo corpo durante o exercício e melhorar o desempenho do atleta na corrida.

Como funciona: por meio de um sistema mecânico, o tênis altera a pisada: em vez de o corredor encostar primeiro o calcanhar no chão, caso de 80% das pessoas, ele passa a tocar a pista com a parte anterior do pé. Esse tipo de movimento imita a corrida com os pés descalços, de menor impacto.

O que dizem os especialistas: antes de encarar longas distâncias com esse tênis, o mais indicado para o corredor é que tente se adaptar a ele gradativamente – sem isso, o esforço exigido de músculos e ligamentos que não costumam ser acionados pode causar lesões. Com um treino prévio, o calçado de fato diminui o impacto do exercício no corpo. Quanto à melhora no desempenho, ela será insignificante para atletas amadores.

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Para entender melhor o sistema e o conceito dos produtos da NEWTON RUNNING, assista ao vídeo tutorial abaixo.


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Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 2007

● Fundador: Danny Abshire, Jerry Lee e Brian Russell

● Sede mundial: Boulder, Colorado

● Proprietário da marca: Newton Running Company

● Capital aberto: Não

● CEO: Jerry Lee

● Presidente: Stephen Gartside

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Lojas: 1

● Presença global: 20 países

● Presença no Brasil: Não

● Funcionários: 150

● Segmento: Material esportivo

● Principais produtos: Tênis para corrida e acessórios

● Ícones: As cores vibrantes dos tênis

● Slogan: The Science in Motion.

● Website: www.newtonrunning.com

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A marca no mundo

Hoje a NEWTON RUNNING, que possui uma linha tênis para treino e outra para competição, já comercializa seus produtos quase 20 países pelo mundo. Por produzir produtos para um nicho muito restrito de mercado, seus tênis e acessórios (meias, viseiras, bonés, moletons e camisetas) são encontrados em apenas quase 150 lojas nos Estados Unidos. A marca possui um forte sistema de venda pela Internet e uma única loja própria, chamada Newton Running Lab, localizada na cidade de Boulder no Colorado.


Você sabia?

A empresa cobra bastante pelo que oferece: o modelo Gravity, para uso em treinos, custa em média US$ 175. Aproximadamente 45% mais caro que o Asics Nimbus 9, eleito o melhor tênis de corrida de 2007 pela revista especializada Runner’s World.

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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


O texto acima é do blog Mundo das Marcas de autoria de Carlos Eduardo Dias.


http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2009/09/newton-running.html


Apenas uma nova informação:


A partir dessa segunda (22/11) os modelos Guidance Trainer começaram a ser vendidos no Brasil pela loja virtual da Track & Field ao preço de R$ 399,00 em até 10X no cartão e isso será motivo de um novo post a respeito dos preços abusivos que outras empresas praticam no mercado brasileiro de tênis.

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