quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Essa doeu, mas serviu!

Tá achando que eu vou falar de alguma prova que participei? Ou de algum super treino que realizei?
Hahaha! De maneira nenhuma.
Ando meu pra baixo com muitos problemas pessoais e profissionais, pensei em ficar de boa, só me desafiando com longões (algo que eu adoro!) sem muita preocupação de planilhas ou treinadores...
Até que um dia percebi que o que traz disciplina à minha vida é a disciplina do treino. Pois é, dito isso, procurei meu amigo Homero Ferrari que já me treinou há um tempo atrás. Hoje ele anda muito ocupado coordenando o curso de Ed. Física da Faculdade Einstein mas mesmo assim, atendeu meu pedido e me recebeu para falarmos a respeito. Decidi fazer em 2011 mais uma passagem por provas curtas (short e olímpicos) e deixar os 1/2 Ironman e Ironman de lado um pouco, quem sabe eu até ganho velocidade, mas na verdade eu gosto mesmo é
de variar e acho que por isso estou nessa há 8 anos sem parar de treinar ou competir e olha que nesse caminho eu já ví muita gente caindo...
Marcamos um teste de bike para o sábado, fiz alguns testes de estrada e uns de piscina e quando saio pra tentar correr e fazer um teste de pista na quinta passada, senti meus tendões novamente.
Mancada minha.
Diminui muito a frequência de treinos de corrida e quando corria eram treinos de 2 horas ou mais!! Outra coisa, cada um é um caso, o meu é o seguinte: Sou dependente de alongamentos!! Se eu ficar 3 ou 4 treinos sem relaxar alongando, eu travo.
Foi isso que aconteceu. Faltei ao teste (desculpa Homero!) e deixei de lado minhas ambições de retornar ao treinamento sério esse ano, até que lí o artigo abaixo (desculpem, sei que é muita coisa mas apesar de estar super atarefado, tirei uns minutos pra traduzir isso, pois acho que é Deus que me leva a ler essas coisas, e nesse caso funcionou perfeitamente, amanhã volto a treinar)

Rajesh Durbal

Como vai indo seu treino? Vive reclamando para os seus amigos sobre aquele Tendão de Aquiles dolorido? O posterior da coxa que está sempre "travado"? Esqueça isso. Deixe-me apresentá-lo

ao homem que fez quase todas as nossas desculpas parecerem, devo dizer, indesculpáveis. Conheça Rajesh Durbal. Um triplamente amputado.

Triplamente amputado que terminou o Ford Ironman World Championship há algumas semanas atrás em 14:19:12.

Como aquele tendão de aquiles está agora?

Nascido com uma deformidade congênita em suas pernas e no seu braço direito, Durbal teve suas duas pernas amputadas abaixo dos joelhos quando tinha apenas um ano de idade. Ele também sofreu cirurgias para repor ossos em suas pernas e em seu braço direito .

No ensino fundamental um de seus professores ficou tão inspirado por suas habilidades em participar de atividades que escreeu um livro sobre ele. O ensino médio também não foi tão fácil - Durbal lembra de ter sido chamado de "todo tipo de nome". Ainda assim conseguiu se tornar o recordista mundial dos 100 metros e competir por um time de sky para para portadores de necessidades especiais em Colorado.

Durbal fez seu primeiro sprint triahlon (aqui no Brasil chamam de SHORT 750/20/5) no começo de 2009. Competiu o Ironman 70.3 da Flórida maio passado. Nesse caminho ele inspirou Consuela "Sway"Lively, uma treinadora de triathlon, a começar uma Organização sem fins lucrativos chamada "It's Go Time Events" para conseguir "suporte financeiro e outros para ajudar capacitar indivíduos necessitados ou organizações que ajudem tais indivíduos, a participar de eventos que busquem feitos atléticos ou os encorajem a buscar atividades saudáveis ou mesmo ter um modo de vida mais saudável."

(Lively, uma ex professora de alunos com necessidades especiais, levantou dinheiro para o autismo ano passado e fez o Ultraman do Canadá com um grupo de amigos este ano.)

Lively e sua equipe levantaram dinheiro e equiparam Durbal com próteses de corrida (blades) que o levariam a correr em Kona. Elas obviamente funcionaram.

O que nos leva ao dia 9 de Outubro de 2010 àquela pequena corrida em Kona. Um dia em que Durbal foi o 1.640º atleta a cruzar a linha da corrida que é considerada o evento de esporte de um dia mais desafiador do mundo e também a se tornar o primeiro triplamente amputado a terminar Kona.

Graças ao treinamento de Lively, Durbal se sentiu preparado ao entrar na prova, mas o dia da prova troxe mais que apenas "algumas surpresas".

"A natação foi louca,"disse ele. "Eu apanhei no meio do bolo. Eles não cortam as unhas dos dedos das mãos nem dos pés. Tentar não ser atropelado foi interessante.

O quê? Já é muito sobreviver a tudo isso.

Aqui vão mais algumas coisinhas que eu descobri em minha conversa com Durbal hoje cedo - coisas que garantirão que eu nunca mais reclame a respeito de nenhum problema que eu tiver durante uma prova. (Ok, pelo menos até semana que vem.)

"O percurso de bike foi desafiador - segurando no aerobar com uma mão no vento é difícil,"disse ele. "Tirar as minhas mão do guidon pra pegar uma garrafa d'água naquele vento... Eu quase fui jogado fora da minha bike algumas vezes. Deu um puta medo. Custou muito para a parte superior do meu corpo ter que aguentar algo tão difícil. O que fez a corrida ser muito desafiadora nas primeiras milhas. Eu juntava gelo nas costas porque estava doendo demais.

Outra coisa que eu não sabia sobre triplamente amputados fazendo ma maratona depois de nadar 3.800m e pedalar 180Km: Quando você não têm músculos em suas pernas para te segurar, qualquer decidinha é um pesadelo.

"Eu não tenho os músculos para controlar minha passada - É apenas core (músculos oblíquos, abdominais, lombares e glúteos) ,"ele diz. "Todo o percurso de corrida eu senti como se estivesse fazendo plank (um exercício para os core muscles, como abdominais, por exemplo) e correndo ao mesmo tempo.

Agora, o mais assustador. Como todo Ironman que se preze , Durbal terminou a prova e já está procurando por outra ... mas rápida.

"Eu sei que eu tenho muito mais em mim para ir mais rápido,"diz ele. "Eu falei com meu técnico em fazer o Ironman St. George porquê é uma corrida difícil. Eu amo corridas difíceis - Eu procuro por elas. Eu quero um grande desafio."

Tem algum probema ou dor que você queira reclamar? Rajesh Durbal está procurando por mais desafios e ele não tem duas pernas e um braço. Me parece que ele pode nos mostrar a todos, muito a respeito de como procurar nosso próximo desafio.

Texto extraido de: http://ironman.com/columns/ironmanlife/kevin-mackinnon-meets-yet-another-incredible-ironman-finisher#ixzz14KPRwWR6

Mal traduzido por : Fernando Quirino

E aí, serviu pra você também? Acredite, é Deus!!

Então, levanta a bunda dessa cadeira e vai treinar!


Abraços!

2 comentários:

  1. Porra veio, que historia. Sinistro.
    Rapá, sou igual a vc. Eu preciso de alongamento, fora que acredito que esse seja o melhor remedio para dores musculares.
    Um ano de sprint e olimpico? Vai encara é? hahaha

    ResponderExcluir
  2. É coisa da idade...rsrsrsrsr, mas oque interessa é fazer prova longa ou curta...mas fazer!!! Triathlon tem que correr na veia...nós amamos esse esporte e sempre estaremos no meio..abraço

    Davison

    ResponderExcluir