quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Funcional funciona?


Galera, tenho ouvido muito a respeito de treinamento funcional para triatletas, li um pouco mas muito pouco para expressar uma opinião segura. Só que, como eu gosto de dar opinião (mesmo que não tão segura), aí vai a minha:

Parece uma moda como várias que já apareceram. Sei que alguns campeões fazem trabalhos parecidos, como por exemplo o Cielo que joga a medicine ball lá na casa do chapéu várias vezes e faz arremessos (aqueles levantamentos de pesos direto do chão até o topo), mas isso é treinamento funcional? Ou o Lance Armstrong (se bem que depois que eu comecei a ver vídeos no youtube com ele fazendo aqueles steps e tal, o cara só tomou toco no tour!).
Li também no blogo do Pretto ( http://prettexto.blogspot.com/2010/09/treinamento-funcional.html ) que por sinal escreve muito bem e de onde peguei essa foto aí acima, que esse treinamento tem a função de equilibrar as coisas, o que é um ótimo argumento e que o separa de vez da famigerada musculação.

Também nunca fiz uma aula e não sei se faria pois se eu tivesse uns trocados a mais pra gastar e mais 3 horas livres na semana, com certeza gastaria com equipamentos e treinaria essas 3 horas na rua correndo, pedalando ou na piscina nadando.

Já tive ajuda de várias pessoas no meu treinamento nesses quase 10 anos de triatlon ininterruptos e TODOS, digo todos MESMO, do mais novato ao mais experiente, do mais tecnológico ao mais clássico (tipo professor Pardal misturado com treinador russo né Homero?) sempre me disseram que se você quer melhorar na bike, então pedale! Na corrida e natação é a mesma coisa. No triathlon então, dá-lhe suar na rua!!! Muito TREINO!

Bom, novamente, essa é a MINHA opinião, até agora.

Então resolvi dividir essa dúvida com vocês.

O que vocês acham disso? Vale a pena experimentar? Perda de tempo? Ou vamos deixar na mesma situação da musculação que muitos dizem ser ótimo, outros não se dão bem e outros como eu morrem de sono quando fazem...

Me ajudem, achei que esse seria um ótimo tópico para o blog, então, aí está!

Abraço e bons treinos, sejam eles funcionais ou daquele jeitão antigo mesmo!

10 comentários:

  1. é mais uma moda.
    tb penso que nem vc. tem que treinar.
    agora, acho importante fortalecer o core e os musculos estabilizadores do joelho.
    tb sou usuario do alongamento. preciso, é fato.
    agora, a parada tem uma coisa de moda.

    ResponderExcluir
  2. Cara,

    Eu sou da linha que se tiver 3h a mais por semana passo em cima da bike. Funcional? Fico fazendo 2h de subida clipado de 54x13. Quero ver alguém me bater num CRI treinando 3h menos e levantando ferro, pulando num pé só e etc..

    Agora, se eu fosse um profissional e ganhasse uma grana pra não fazer mais nada - tipo grana de boleiro. Bom, aí com certeza eu ia partir pra esse tipo de treinos agregados...

    O problema com esses modismos todos é que (como a gente dizia no mergulho) você começa a não enxergar mais a fleresta através das árvores. É tanta moda nova... Funcional, TRX (que porra é essa???), power yoga, pilates, mat pilates, musculação, elástico, medicine ball, swiss ball, e por aí vai...

    Incrível, mas o triatleta é o cara que mais procura atalho pra tudo. ninguém quer pagar o preço de treinar pra valer!!!!

    Abs

    LODD

    ResponderExcluir
  3. Valeu Xampa! Valeu LODD! É isso aí galera, belas opiniões!
    Eu acho que o triatleta é muito consumista. Basta ver que o cara do lado tá fazendo e o sujeito já acha que a vida dele no triathlon está acabada se ele não fizer também!
    Tenho visto no Facebook, caras das antigas postando fotos dos primórdios do triathlon no Brasil e no mundo. Naquela época não tinha nada disso e o piorzinho ali socava um IM pra 9 baixo! Bikes de aço cromo, muitas caloi 10, camisetinha de algodão e o tênis que era possível ter na época... E mesmo assim, paulada!!!
    Tô começando a achar que é tudo moda mesmo, mas é só o começo.
    Eu gostaria de ver um movimento no triathlon tipo "back to the old times" pra derrubar de vez toda essa quinquilharia que existe hoje.
    E aqueles adesivos gigantes e coloridos pelo corpo?? Porra, antigamente era só aquele cheirão de gelol na beira da lagoa... Hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Acho que o LOOD disse tudo.
    Principalmente a parte que ele disse que a galera do Triathlon escolhe, ou pelo menos tenta escolher o caminho mais fácil.

    Minha pergunta é:
    Não seria melhor trocar de esporte e fazer um esporte mais leve, e que não sofra tanto, ao invés que insistir nele e ficar procurando alternativas de ficar bom??

    Nunca fui tão criticado por ter pedalado 3 de 250km em 40 dias. Todo mundo acha que esta errado.

    Porra!! Não entendo isso. Eu to errado então?

    Quer ficar bom? Nade, pedale e corra em todo seu tempo disponível.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha! Ciro, de você eu já esperava!!
    Afinal, já deu pra notar que você é dos que gosta de treinar e sofrer, talvez por isso esteja alcançando grandes resultados.
    Mas quanto a sua escolha em fazer bastante distâncias, meio que a la Dave Scott, eu acho muito certo!
    Eu tenho um amigo, o Cesar Jorge. Numa época ele encanou que toda a última semana do mês ele rodaria 1.000 km de bike. Coincidentemente (ou não) naquele ano ele ganhou no geral amador o Long de Caiobá e umas provinhas aqui no Broa. Tava voando...
    Pois eu acho isso também, quer andar bem tem que sacudir muito nas estradas por aí. Não é uma modinha nova que vai te fazer andar mais.
    Outra: Dizem que dá equilibrio muscular, etc, etc, mas ninguém procura fazer corretivo de corrida, manter o peso baixo e pedalar bikes corretamente reguladas. Nego abaixa e aumenta a altura do selim de acordo com o que acha "legal"... E depois espera por um milagre. Fácil né?
    Abraço! Valeu o comentário!!

    ResponderExcluir
  6. Na moda!!!!!! Bom..como professor de educação fisica, personal e triathleta, vejo o seguinte...a musculação é necessaria a todos, aquela coisa monotona....o funcional veio mudar essa ideia, com exercicios para o seu dia a dia, ou focado ao seu esporte favorito.....Mas ficar falando nao vira!!!! Quero que todos vcs venham fazer uma aula comigo, nao precisa pagar nada(o xampa a passagem, e o Lodd eu nao sei onde mora, o Ciro ja sabe o caminho), mas que venha...para saber na real oque é o exercicio funcional, pode me ligar e marcar, vou fical esperando, abraço a todos e bom treino

    Davison

    ResponderExcluir
  7. Opa! Falou um profissional da área. Mas Davison, sei que você fez pós em treinamento, lá eles falam em melhora de performance aplicando esses recursos? Minha dúvida é, vou melhorar meu TRIATHLON praticando FUNCIONAL? Não sei se uma aula dá pra perceber isso, pelo menos uns 6 meses né? Cê manda ou não manda lá hein? Hehehehe!
    Não, brincadeira a parte, curti muito a sua adição ou nosso "fórum", gostaria agora que um praticante de treinamento funcional e triatleta deixasse um comentário. Você não vale!
    Valeu brother!

    ResponderExcluir
  8. Só faço musculação pra fortalecer o core e tb pra segurar meu joelho podre, senão, não perderia tempo, é um saco......

    ResponderExcluir
  9. He......melhora no rendimento, ainda nada provado, mas um corpo em harmonia..forte.. Para suportar treinos cada vez mais pesado....isso sim eu posso falar, e posso provar.... Mas gostaria que todos tivessem a vivência do que he, estou ai!!!!!
    Obs: a aula grátis esta em pe!!!

    Davison

    ResponderExcluir
  10. Oi galera, sou triatleta e faço funcional. Posso dizer que o funcional ajuda em muitos aspectos que estão um pouco distantes do treino pesado que estamos acostumados. É algo interno de resultado a longo prazo e que vale a pena... são aqueles milésimos de segundos que fazem falta e a fadiga mal controlada no fim das contas. Não é algo tão perceptivel quando um treino de 180 na estrada com o sol batendo na cuca, mas vale a pena. É uma grana a ser investida, mas previne muitos dos problemas que nós sempre sofremos!

    beijos

    ResponderExcluir