segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Preciso disso, senão eu desisto.

Se você, assim como eu, já perdeu o encanto pelo esporte em algum momento da vida ou se está passando por isso agora, leia essa matéria: http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/ana-maria-280451_p.shtml

Cheguei até a matéria da RunnersWorld através do FaceBook pela Runway. Entrei no link meio que pra "checar" do que se tratava e fui pego por uma história comovente onde a amizade, o amor pelo esporte e o respeito pelo ser humano e sua paixão me deixaram de queixo caído... Muito bonito mesmo.

Minutos atrás tive uma decepção enorme com um blog que leio frequentemente e sempre admirei seu escritor. Estão mais uma vez promovendo o TER e não o SER...

Triste.

Isso me deixa puto com triathlon. É elitizado, eu sei. Minha bike é simples mas mesmo assim sei que é cara. Sei quanto um trabalhador recebe mensalmente. Sei quanto custa uma cesta básica. Sei que pra muitos aqui no Brasil o brinquedinho que eu tanto amo e que me carrega nesse esporte que me traz vida é mais caro que um carro que poderia levá-los ao trabalho, escola, etc... Sei disso, mas "juntei" essa bike ao longo de muitos anos de trabalho, trocas, barganhas, etc... Não foi fácil.

Junte a isso manutenção, preço de equipamentos (tem a natação e a corrida nesse balaio também!), inscrições, viagens... Pô, é bastante coisa... Desgasta.

Mas não se aborreçam como eu, não vale a pena. Leia a matéria acima e descubra que o esporte de endurance pode fazer muito pela sua vida, pelo seu coração (fisicamente e emocionalmente falando).

Não pense que o esporte que amamos é representado por essa parcela de praticantes que "desfilam" suas bikes de R$ 30.000,00 na Avenida dos Búzios pois não é, me recuso a acreditar que seja.

Aquele lugar recebe um desfile sim, mas um desfile anual de paradigmas quebrados, de desafios aceitos e vencidos, de pais de família que garantem o sustento dos filhos correndo como profissionais em busca de um prêmio ridículo pelo esforço que fazem e de amadores que buscam realizar um sonho até a meia noite. Esses SÃO e não apenas TÊM.

Rezo para que os que TÊM façam juz a tudo isso e SEJAM também, senão é o mesmo que montar num monte de lixo no valor de R$ 30.000,00 e fazer papel de palhaço.

Rezo também para que todos percebam que um esporte de endurance como o Ironman é muito mais que isso, é compartilhar uma paixão com 1.500 pessoas numa grande festa, é celebrar a vida e em alguns casos, como no texto acima, é também forma de homenagear os que se foram.

Enfim, rezo para que coisas bonitas como essas cheguem a mim muito mais frequentemente, para que eu nunca me esqueça que ainda existe grandeza no esporte que eu amo.

3 comentários:

  1. O triathlon é sim um grande esporte.
    É um esporte único.
    Único!
    Eu tenho muito orgulho de ser triatleta.
    E mais.
    Tenho muito orgulho de ser um triatleta que entende O triathlon

    Entender DE triathlon , é apenas consequência de entender O triathlon.

    Este esporte é único sim, mas esta banalizado pelo capitalismo selvagem.

    E claro..... vai fazer muitos verdadeiros triatletas entrar no famoso: "os incomodados que se retirem"

    ResponderExcluir
  2. Linda matéria.... Lembre-se que serei sua staff para sempre, por isso não exagera MUITO nas distâncias.Te amo!

    Karol

    ResponderExcluir
  3. Fernando, cheguei até aqui através do blog do Xampa(Andre Cruz).

    Adorei este seu post. Retrata de forma clara uma triste realidade deste esporte tão mágico, mas com tatntas pessas fúteis.

    Obrigado por isso...

    Abraços,
    Wladimir Azevedo
    http://www.triathlonsemgluten.com

    ResponderExcluir